segunda-feira, 28 de dezembro de 2020
Austin afirma os ratings ‘brBBB-(sf)’ e ‘brBB-(sf)’, respectivamente, das 58ª e 60ª (Séries Seniores) e 59ª e 61ª (Séries Subordinadas) Séries da 1ª Emissão de CRIs da Fortesec - risco Grupo Lírios; perspectiva estável
A Austin Rating informa que, no dia 23 de dezembro de 2020, afirmou o rating de crédito de longo prazo ‘brA- (sf)’ das 58ª e 60ª Séries (Séries Seniores/CRIs Seniores) da 1ª Emissão de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) da Forte Securitizadora S/A (Fortesec / Emissora); na mesma data foi afirmado o rating de crédito de longo prazo ‘brBBB(sf)’ das 59ª e 61ª Séries (Séries Subordinadas / CRIs Subordinados), também da 1ª Emissão de CRIs da Fortesec. A perspectiva de ambos os ratings foi mantida em estável. A manutenção das notas está ancorada no bom desempenho da carteira de créditos imobiliários que lastreia a Emissão, a qual vem mensalmente superando com folga a margem mínima de sobrecolaterização de 140,0%, com média nos últimos 12 meses de 379,4% para as Séries Seniores e 316,2% para as Séries Subordinadas. Por outro lado, o principal fator limitador das notas reside na limitação de alguns aspectos de disclosure gerencial e corporativo das cedentes. Em nov/20, após pagamento de prestação mensal de juros e amortização (PMT), os CRIs Seniores apresentavam saldo devedor de R$ 12,4 milhões e os CRIs Subordinados saldo de R$ 2,4 milhões, ambos após pagamento de prestação mensal de amortização e juros. Em jul/18, todos os PUs da Emissão Global foram integralizados, 16.800 das Séries Sêniores e 3.200 das Séries Subordinadas. Nos últimos 12 meses até nov/20, as Séries Seniores pagaram em média prestações totais de R$ 332,4 mil, com média de R$ 83,0 mil de amortização extraordinária, fator considerado positivamente sob o ponto de vista de risco de crédito, na medida em que acelera a velocidade de amortização, reduzindo a pressão sobre o fluxo de caixa da carteira lastro, o que se reflete em melhores índices de colateralização. De forma similar, as Séries Subordinadas apresentaram bom nível de aceleração de amortização, com média de prestações de R$ 65,8 mil e média de amortizações extraordinárias de R$ 15,9 mil. As séries continuam indexadas ao IPCA/IBGE. Os CRIs Seniores da 60ª Série apresentam taxa de juros de 11,09% a.a. A 58ª Série Sênior 13,55% a.a. e as Séries Subordinadas pagam 14,60% a.a.