sexta-feira, 4 de março de 2016
Austin rebaixa e retira todos os ratings de Cotas de Fundos geridos pela Silverado
A Austin Rating, por decisão de seu Comitê de Classificação de Risco, em reunião realizada nesta data, rebaixou e retirou todos os ratings de Cotas de fundos sob a gestão da Silverado Gestão e Investimentos Ltda. (Silverado). Essas ações de rating se deram sobre as classificações mantidas por essa agência para as Cotas dos seguintes Fundos: FIDC Multisetorial Silverado Maximum (FIDC Silverado Maximum), FIDC FIDC Multisetorial Silverado Maximum II (FIDC Silverado Maximum II), FIDC Silverado – Fornecedores do Sistema Petrobras (FIDC Silverado Petrobras) e FIC FIDC Silverado TOTVM. As classificações foram colocadas em observação negativa em 11 de fevereiro de 2016 e os rebaixamentos se deram com base em informações obtidas desde aquele momento até a presente data, oriundas, especialmente, dos Administradores dos Fundos. Cumpre destacar que as informações acerca das carteiras desses Fundos, para as posições de 15 de fevereiro de 2016 e 29 de fevereiro de 2016, foram solicitadas à Silverado no dia 02 de março de 2016, porém, não foram recebidas até a presente data, impossibilitando a análise sobre os níveis de atraso atuais. Os cortes nas classificações foram motivados, principalmente, pelas implicações negativas prováveis decorrentes dos apontamentos e das deliberações dos Cotistas do FIDC Silverado Maximum em Assembleia Geral de Quotistas realizada em 03 de março de 2016. Os apontamentos mais significativos, registrados em Ata disponibilizada pelo Administrador do FIDC Silverado Maximum na presente data, dizem respeito à abstenção da auditoria independente quanto ao resultado da verificação de lastro, o não comparecimento da Silverado naquela AGQ e, assim sendo, o não esclarecimento por aquela gestora de evidências que comprovassem a inexistência de relações societárias entre si e os Cedentes do Fundo, assim como relações semelhantes entre os Cedentes. Já as deliberações mais importantes foram a destituição da própria Silverado, a suspensão de amortizações de Cotas previstas para os próximos meses e a continuidade da suspensão de aquisição de novos créditos pelo FIDC. No entendimento da Austin Rating, esses eventos deterioram fortemente a imagem da Silverado e deverão se refletir em forte elevação de inadimplência e piora sistemática da liquidez do FIDC Silverado Maximum nos próximos meses. Dado que se verifica a coincidência de parte dos Cedentes em todos os FIDCs da Silverado, no entendimento da Austin Rating, haverá a incidência dos mesmos eventos e implicações negativos observados no FIDC Silverado Maximum nos demais Fundos (o FIDC Silverado Maximum II já está com amortizações suspensas), estendendo-se também ao FIC FIDC TOTVM, o que justifica os rebaixamentos em igual medida também para as Cotas desses. Não obstante as informações recebidas até a presente data terem permitido as ações de rebaixamento, a Austin Rating se vê impossibilitada de continuar monitorando o risco de crédito das Cotas dos Fundos. Conforme anunciado no Informativo publicado por essa agência em 11 de fevereiro de 2016, o não recebimento de informações confiáveis e tempestivas sobre os Fundos e acerca de novos participantes desses e da própria Silverado, incluindo a auditoria de processos, a auditoria de lastro e as informações sobre Cedentes e Sacados, poderiam determinar a descontinuidade das classificações. Essas situações estão sendo observadas no presente e justificam as retiradas das classificações. http://www.austin.com.br/Codigo_Austin_Rating/Relatorio/6513/bp11redrv1