quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016
Austin coloca em observação negativa todos os ratings de Cotas de Fundos geridos pela Silverado
A Austin Rating informa que, por decisão de seu Comitê de Classificação de Risco, em reunião realizada em 11 de fevereiro de 2015, colocou em observação negativa todos os ratings de Cotas de fundos que estão sob a gestão da Silverado Gestão e Investimentos Ltda. (Silverado). Esta ação de rating atinge todas as classificações mantidas por essa agência para as Cotas dos seguintes Fundos: FIDC Multisetorial Silverado Maximum (FIDC Silverado Maximum), FIDC FIDC Multisetorial Silverado Maximum II (FIDC Silverado Maximum II), FIDC Silverado – Fornecedores do Sistema Petrobras (FIDC Silverado Petrobras) e FIC FIDC Silverado TOTVM. A observação negativa indica a possibilidade de rebaixamento das classificações nos próximos meses e foi determinada, primordialmente, pelos seguintes fatores: (i) convocação de Assembleia Geral de Cotistas para 18 de fevereiro de 2016 pela BNY Mellon DTVM S/A (BNY Mellon), administradora do FIDC Silverado Maximum, a qual, conforme Fato Relevante publicado em 04 de fevereiro de 2016, se deu em razão das retiradas, em 29 de janeiro de 2016, dos ratings das Cotas Seniores daquele veículo por outra agência de classificação de risco, consideradas como “Evento de Avaliação”; e (ii) possibilidade de que os administradores dos FIDCs Silverado Maximum II e Silverado Petrobras, respectivamente a Gradual CCTVM S/A e o Santander Securities Services Brasil DTVM S/A, do mesmo modo que a BNY Mellon, considerem que as retiradas dos ratings das Cotas dos FIDCs por essas administrados (os ratings desses FIDCs também foram suspensos na mesma data) constituem eventos de avaliação. Na visão da Austin Rating, eventuais aprovações de descontinuidade das operações dos FIDCs e de liquidações/resgates antecipados de Cotas em futuras assembleias poderão ter efeitos negativos sobre a qualidade futura das carteiras de todos esses veículos, bem como para a liquidez desses, especialmente no que se refere às Classes de Cotas Subordinadas Mezanino e Júnior, com reflexos posteriores sobre o FIC FIDC Silverado TOTVM, que investe nos demais Fundos, razão pela qual suas Cotas Subordinadas Mezanino estão igualmente entrando em processo de revisão para um possível rebaixamento. A Austin Rating salienta, de todo modo, que, mesmo que não venha a ser decida pela liquidação antecipada de qualquer um dos fundos acima relacionados, poderá haver rebaixamento de classificações de Cotas, uma vez que as suspensões de ratings que estão ensejando os eventos de avaliação poderão afetar particularmente aquelas Cotas cujos investidores exigem uma classificação por agência com atuação global e, de modo geral, todas as futuras captações desses veículos, que são atualmente bastante alavancados, por meio de Cotas Seniores e Subordinadas Mezanino. No contexto desta revisão, que se inicia com a colocação da observação negativa, a Austin Rating observará as decisões das assembleias de cotistas dos diferentes veículos e buscará definir a magnitude dos possíveis efeitos dessas sobre os fundamentos de cada fundo e classe de cotas classificada. Adicionalmente, a despeito de avaliar que a qualidade da informação prestada pela Silverado para os Fundos esteja dentro dos padrões observados para os demais fundos/cotas com classificações mantidas por essa agência e não obstante considerar que concentrações significativas em Cedentes com relação societária entre si não seja um fato novo e nem tampouco uma exacerbação de risco para os FIDCs (via de regra, os Cedentes não são coobrigados e não fazem cobrança direta aos Devedores), a Austin Rating também fará um acompanhamento paralelo e ainda mais profundo dos níveis de concentração por Grupo Econômico de Cedentes e Devedores e da liquidez dos títulos. Uma análise aprofundada recairá, ademais, sobre os resultados a serem apresentados nas auditorias de lastro que serão realizadas integralmente nas carteiras desses Fundos e na auditoria de processos que será feita na própria Silverado, de acordo com seus diretores. Particularmente para o FIDC Silverado Maximum, o acompanhamento abrangerá também o processo de troca de administrador e custodiante. No caso específico do FIDC Silverado Maximum II, continuará sendo objeto de avaliação o desenquadramento recorrente da subordinação mínima para as Cotas Subordinadas Mezanino Classe B. Já para o FIDC Silverado Petrobras, os fundamentos do único Sacado, que apresentaram piora nos últimos meses, e as relações com os Cedentes, assim como a qualidade creditícia desses, continuarão na pauta analítica. A Austin Rating destaca que o não recebimento de informações confiáveis e tempestivas sobre os Fundos e acerca de novos participantes desses e da própria Silverado, incluindo a auditoria de processos, auditoria de lastro e informações sobre Cedentes e Sacados poderão determinar a descontinuidade das classificações. http://www.austin.com.br/Codigo_Austin_Rating/Relatorio/6503/g48wh49xb2