quarta-feira, 16 de dezembro de 2015
Austin atribui rating ‘brAA(sf)’ para a 10ª Série de Cotas Seniores do RNX FIDC
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 16 de dezembro de 2015, atribuiu o rating de crédito ‘brAA(sf)’, com perspectiva estável, para a 10ª Série de Cotas Seniores emitida pelo RNX FIDC Multissetorial LP (RNX FIDC/Fundo). O RNX FIDC é um condomínio fechado, com prazo de duração indeterminado, sob a administração da SOCOPA, Sociedade Corretora Paulista S/A (SOCOPA/Administrador) e a gestão da Ouro Preto Gestão de Recursos Ltda. (Ouro Preto/Gestor). A custódia está sob a responsabilidade do Banco Paulista S/A (Banco Paulista/Custodiante). Além desses participantes, o Fundo conta com a consultoria da RNX Factoring Ltda. (Consultor/Consultor Especializado/Empresa de Análise Especializada) para realizar análise e seleção dos Direitos Creditórios. O objetivo do Fundo é a valorização de suas Cotas por meio da aplicação preponderante dos recursos na aquisição de Direitos Creditórios performados e a performar originados em diversos segmentos, sendo oriundos de operações de natureza industrial, comercial, financeira, agrícola, hipotecária e imobiliária, bem como de operações de arrendamento mercantil ou do segmento de prestação de serviços, conforme política de investimento estabelecida em Regulamento. O RNX FIDC pode emitir Cotas Subordinadas (Júnior e Mezanino) e Cotas Seniores, sendo a 10ª Série de Cotas Seniores o objeto desta classificação. A Austin Rating também classifica a 3ª, 4ª, 6ª 7ª, 8ª e 9ª Séries de Cotas Seniores do RNX FIDC. Por Regulamento, o Fundo deve manter uma relação mínima entre as Cotas Subordinadas (Júnior e Mezanino) e o Patrimônio Líquido (PL) de 28,57% (Subordinação), o que representa uma relação mínima entre o valor do PL e valor das Cotas Seniores de 140,0%. A amortização e resgate das Cotas Sêniores deverá ocorrer conforme cronograma definido em suplemento. O Fundo poderá realizar amortização das Cotas Subordinadas desde que mantendo a subordinação mínima exigida, se houver caixa disponível. O resgate das Cotas Subordinadas poderá ocorrer somente após o resgate de todas as Cotas Seniores. A classificação atribuída está amparada, em parte, pelo perfil de risco que o RNX FIDC poderá assumir, com base na análise dos aspectos estruturais dispostos em seu Regulamento de 11/05/15, que parametriza as operações do Fundo. A classificação também está embasada no desempenho apresentado e no enquadramento deste aos parâmetros definidos em seu Regulamento, uma vez que o Fundo já possui histórico de operação desde mar/11.