segunda-feira, 11 de junho de 2007
Austin atribui Rating BB às Cotas Seniores do FIDC NP Tratex Precatório I
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 30 de abril de 2007, atribuiu o rating BB para a primeira e única série das Cotas Seniores emitidas pelo Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Não Padronizado Tratex Precatório I (FIDC-NP Tratex I). Esta classificação traduz uma probabilidade moderada de que os cotistas seniores recebam o pagamento do principal investido nos prazos definidos no regulamento do fundo. O FIDC-NP Tratex I, constituído sob a forma de condomínio fechado, tem por objetivo a aplicação de recursos na aquisição de direitos creditórios, adquiridos da Tratex Construções e Participações S.A. (Cedente), vinculados a créditos que a Cedente detém contra o Departamento de Estradas e rodagens do Estado de São Paulo (DER - dependência adjunta ao Governo do Estado de São Paulo), oriundos de sentença transitada em julgado na Ação n° 1236/94, os quais foram caracterizados através de emissão de Precatório em favor a Cedente. O FIDC-NP Tratex I não terá um objetivo explícito de remuneração, sendo que a sua rentabilidade será limitada à diferença entre o valor de face do Precatório e o preço de aquisição dos direitos creditórios relativos ao Precatório. A primeira série de cotas seniores contará com um volume de até R$ 340,00 milhões, representado por 340 Cotas Seniores com valor unitário de R$ 1.000.000,00. O Fundo também emitirá 10 cotas subordinadas, com valor unitário de R$ 1.000.000,00 por Cota. A classificação atribuída se fundamenta basicamente na elevada rentabilidade dos direitos creditórios que irão compor o ativo do FIDC. Esta se caracteriza basicamente pela significativa taxa de desconto (diferença entre o valor nominal do ativo e o valor de aquisição pelo FIDC), a qual o FIDC-NP Tratex I adquirirá o Precatório (único direito creditório a ser adquirido pelo FIDC). Neste sentido, e na medida em que o FIDC não conta com um referencial explícito de remuneração das cotas seniores - esta avaliação de risco limitando-se ao correto reembolso do principal investido - a taxa de cessão representa uma elevada proteção para que os cotistas seniores recebam o valor do principal investido. A título de exemplo, a amortização das quatro primeiras parcelas do Precatório (das dez parcelas nas quais está programada a amortização deste ativo) já cobriria o valor do principal investido pelos seus cotistas.