quinta-feira, 12 de setembro de 2013
Austin coloca em observação positiva o rating das Cotas Subordinadas Mezanino A do FIDC Money Plus
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 12 de setembro de 2013, colocou em observação positiva o rating de crédito ‘brA-(sf)’ para a 1ª Classe de Cotas Subordinadas Mezanino (Cotas Subordinadas Mezanino A) emitidas pelo Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Money Plus Microfinanças (FIDC Money Plus / Fundo). A colocação da observação positiva sobre o rating das Cotas Subordinadas Mezanino A foi diretamente motivada pela proposta de alterações regulamentares, realizada recentemente pela Money Plus SCMEPP, notadamente no que se refere à elevação da subordinação mínima disponível para essa classe de cotas, de 25% para 35% do PL (índice a ser proporcionado pela emissão de novas Cotas Subordinadas Júnior e de Cotas Subordinadas Mezanino B), e ao aumento da taxa mínima de cessão dos direitos creditórios ao Fundo, que passará de 350% para 420% do CDI. Essas alterações (elevação de subordinação e de taxa de remuneração dos ativos) conferirão maior proteção à Classe de Cotas Mezanino A em relação ao risco de perda derivado de sua carteira de direitos creditórios, o que se refletirá em elevação da classificação de risco. O FIDC Money Plus é um condomínio fechado, com prazo de duração indeterminado, sob a administração da SOCOPA, Sociedade Corretora Paulista S.A. (SOCOPA) e a gestão da Brava Gestora de Recursos, Consultoria e Participações Ltda. (Brava Capital), tendo, ainda, o Banco Paulista S.A. (Banco Paulista) como custodiante. Além desses participantes, o Fundo tem as sociedades de controle comum Money Plus Participações Ltda. (Money Plus) e a Money Plus Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Ltda. (Money Plus SCMEPP) exercendo os papéis de Consultora de direitos creditórios e de Cedente, respectivamente. O objetivo do Fundo é a valorização de suas Cotas por meio da aplicação preponderante de recursos na aquisição de Direitos Creditórios performados e não vencidos, decorrentes de operações de crédito em microfinanças, as quais formalizadas por meio da emissão de Cédulas de Crédito Bancário (CCBs), com garantia de alienação fiduciária de veículos leves, emitidas por diversos devedores pessoas físicas originalmente em favor da Money Plus SCMEPP.