segunda-feira, 19 de agosto de 2013
Austin eleva para ‘brAA-(sf)’ os ratings das Cotas Seniores do RNX FIDC
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 19 de agosto de 2013, elevou, de ‘brBBB(sf)’ para ‘brAA-(sf)’, os ratings de crédito das Cotas Seniores (1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Séries) emitidas pelo RNX FIDC Multissetorial LP (RNX FIDC/Fundo). As classificações possuem perspectiva estável. A elevação das classificações levou em consideração, além do bom desempenho do Fundo em termos de pulverização da carteira, nível elevado de subordinação e rentabilidade já observados pela Austin Rating, as alterações no Regulamento em julho de 2013. As principais mudanças no Regulamento estão relacionadas a maior restrição quanto a concentração em Cedentes/Sacados (redução de 20% do PL para Cedentes/Sacados para 8,0% do PL para Cedentes e 3,0% para Sacados), definição de um prazo médio máximo para os duplicatas e cheques de 90 dias, critérios para a formação de fundo para amortização/resgates das Cotas Seniores e restrição para a aquisição de recebíveis diretamente da Empresa de Análise Especializada. O RNX FIDC é um condomínio fechado, com prazo de duração indeterminado, sob a administração da SOCOPA, Sociedade Corretora Paulista S.A. (SOCOPA/Administrador) e a gestão da Ouro Preto Gestão de Recursos Ltda. (Ouro Preto/Gestor). O trabalho de Custódia está sob a responsabilidade do Banco Paulista S.A. (Banco Paulista/Custodiante). Além desses participantes, o Fundo conta com a consultoria da RNX Factoring Ltda. (Consultor/Consultor Especializado/Empresa de Análise Especializada) para realizar análise e seleção dos Direitos Creditórios. O objetivo do Fundo é a valorização de suas Cotas por meio da aplicação preponderante dos recursos na aquisição de Direitos Creditórios performados e a performar originados em diversos segmentos, sendo oriundos de operações de natureza industrial, comercial, financeira, agrícola, hipotecária e imobiliária, bem como de operações de arrendamento mercantil ou do segmento de prestação de serviços, conforme política de investimento estabelecida em Regulamento. O RNX FIDC contempla duas classes de Cotas: Sênior e Subordinada, sendo a 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Séries de Cotas Seniores o objeto desta classificação. Por Regulamento, o Fundo deve manter uma relação mínima entre as Cotas Subordinadas e o Patrimônio Líquido (PL) de 25,0% (Subordinação), o que representa uma razão mínima entre o valor do PL e valor das Cotas Seniores de 133,34%. A amortização e resgate das Cotas Sêniores deverá ocorrer conforme cronograma definido em suplemento. O Fundo poderá realizar amortização das Cotas Subordinadas desde que mantendo a subordinação mínima exigida, se houver caixa disponível. O resgate das Cotas Subordinadas poderá ocorrer somente após o resgate de todas as Cotas Seniores. Ao final de jun/13, o RNX FIDC operava com PL de R$ 13,3 milhões, sendo que as séries classificadas perfaziam R$ 5,9 milhões. A subordinação disponível para essas Cotas era de 51,9%.