segunda-feira, 1 de outubro de 2012
Austin atribui o rating 'brAAA' para a 7ª Emissão de Debêntures da Bradesco Leasing; perspectiva estável.
A Austin Rating informa que, por decisão de seu Comitê de Classificação de Risco, em reunião realizada no dia 14 de setembro de 2012, atribuiu o rating de crédito de longo prazo 'AAA', em escala nacional, para a 7ª Emissão de Debêntures da Bradesco Leasing S.A. – Arrendamento Mercantil (Bradesco Leasing/Emitente). Esta classificação passou a ser simbolizada por 'brAAA', a partir da introdução de nova simbologia para a escala nacional de ratings de crédito em 27 de setembro de 2012. As debêntures serão da espécie subordinada, não conversíveis em ações, da forma nominativa escritural, com valor nominal de R$ 10.000.000.000,00 (dez bilhões de reais). O prazo da emissão será de 20 anos e, ao término desse prazo a operação será liquidada mediante pagamento único (bullet) de principal acrescido da remuneração equivalente a 100% (cem por cento) do CDI acumulado no período. A classificação decorre dos critérios da metodologia de classificação de risco de emissão de debêntures da Austin Rating. A nota considerou as variáveis de risco do Banco Bradesco S.A. (Bradesco), controlador da emitente e líder do conglomerado. O rating da emissão de debêntures encontra-se alinhado ao rating corporativo atribuído pela Austin Rating ao controlador (“triplo A”). Na avaliação foram utilizadas as demonstrações financeiras consolidadas, as quais incorporam ativos e passivos da emitente. A classificação do Bradesco está fundamentada na metodologia de avaliação de risco de instituições financeiras da Austin Rating e reflete, em resumo: (i) a elevadíssima pulverização tanto de ativos, quanto de passivos e a forte diversificação dos negócios e fontes de receita (intermediação financeira, serviços, tarifas, seguros, previdência entre outras); (ii) a excelente economia de escala proporcionada pela vasta base de clientes (ao término do segundo trimestre de 2012, o banco gerenciava 25,6 milhões de clientes correntistas e 45,2 milhões de contas de poupança); (iii) a ótima logística de distribuição, pela sua extensa rede de atendimento, contando com 4.650 agências, 1.476 PAEs, 3.243 PAs e 13 agências/subsidiárias no exterior; (iv) os elevados investimentos em tecnologia proporcionando melhora na eficiência operacional e na qualidade dos serviços prestados; (v) o perfil do funding, caracterizado pela elevadíssima diversificação e estabilidade, provendo-lhe recursos a custos menores e prazos adequados para financiar suas operações ativas, e baixíssimo risco de liquidez, beneficiado pela extensa e abrangente rede de distribuição, com presença em todo o Brasil; (vi) a forte capitalização e folga nos seus limites operacionais, com efeitos na solidez do banco e na sua capacidade de expandir seus ativos; (vii) os bons índices de qualidade de crédito, de eficiência e de desempenho; (viii) a forma conservadora como são definidos os níveis de cobertura contra perdas de crédito e a abordagem, no que se refere à gestão dos riscos; e (ix) o estágio bastante avançado, em termos de governança corporativa, com processos de gerenciamento de riscos, controles internos e compliance realizados por meio de decisões colegiadas, apoiando-se em Comitês Estatutários e Comitês Executivos específicos, com elevado grau de efetividade e abrangência, minimizando os riscos aos quais a instituição financeira está exposta.