segunda-feira, 28 de maio de 2012
Austin afirma o rating de crédito de longo prazo AAA (triplo A) e a classificação de curto prazo A-1 para o Banco Bradesco S/A
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 28 de maio de 2012, afirmou o rating AAA (“triplo A”) de longo prazo e A-1 de curto prazo para o Banco Bradesco S/A (Bradesco - Banco). A perspectiva do rating se manteve estável. Com ativos totais de R$ 789,5 bilhões e Patrimônio Líquido (PL) de R$ 58,1 bilhões (base: mar/12), o Bradesco foi fundado em 1943 na cidade de Marília-SP e, atualmente, é o 2o maior banco privado do Brasil por ativos totais (base: dez/11). Possui fortíssima participação no varejo bancário nacional e é líder em vários segmentos, disponibilizando uma ampla gama de produtos e serviços financeiros pela sua extensa rede de atendimento, constituída por Agências, Postos Bancários, Correspondentes, entre outros. Por intermédio de suas controladas, atua em diversas atividades, com destaque para Arrendamento Mercantil, Banco de Investimento, Corretora de Valores Mobiliários, Administração de Consórcios, Cartões de Crédito, Seguros, Previdência e Capitalização. As operações são conduzidas no contexto do conjunto das empresas da Organização Bradesco, atuando de modo integrado. A classificação do Bradesco está fundamentada na metodologia de avaliação de risco de instituições financeiras da Austin Rating e reflete principalmente: (i) a elevadíssima pulverização de ativos e passivos e a forte diversificação dos negócios e das fontes de receita (intermediação financeira, serviços, tarifas, seguros, previdência entre outras); (ii) a excelente economia de escala proporcionada pela vasta base de clientes (o banco gerencia 25,4 milhões de clientes correntistas - 23,9 milhões PF e 1,4 milhão PJ e 41,3 milhões de contas de poupança – base mar/12); (iii) a ótima logística de distribuição, pela sua extensa rede de atendimento, contando com 4.636 agências, 1.368 PABs, 1.608 PAAs e 13 agências/subsidiárias no exterior; (iv) os elevados investimentos em tecnologia proporcionando melhora na eficiência operacional e na qualidade dos serviços prestados; (v) o perfil do funding, caracterizado pela elevadíssima diversificação e estabilidade, provendo-lhe recursos a custos menores e prazos adequados para financiar suas operações ativas, e baixíssimo risco de liquidez, beneficiado pela extensa e abrangente rede de distribuição, com presença em todo o Brasil; (vi) a forte capitalização e folga nos seus limites operacionais, com efeitos na solidez do banco e na sua capacidade de expandir seus ativos; (vii) os bons índices de qualidade de crédito, de eficiência e de desempenho; (viii) a forma conservadora como são definidos os níveis de cobertura contra perdas de crédito e a abordagem, no que se refere à gestão dos riscos; e (ix) o estágio bastante avançado, em termos de governança corporativa, com processos de gerenciamento de riscos, controles internos e compliance realizados por meio de decisões colegiadas, apoiando-se em Comitês Estatutários e Comitês Executivos específicos, com elevado grau de efetividade e abrangência, minimizando os riscos aos quais a instituição financeira está exposta. O bom desempenho do Conglomerado está apoiado na forma de atuação fortemente integrada à rede do Banco Bradesco S.A., mantendo estratégias de diversificação dos negócios nos vários segmentos do mercado. No período de março de 2012, porém, o resultado foi impactado pela expansão da carteira de crédito e pelo aumento da inadimplência, em virtude de um início de ano onde os agentes econômicos mostraram um nível de endividamento maior, o que influenciou no crescimento da despesa de provisão para créditos em liquidação duvidosa. Os indicadores de qualidade de crédito mostraram-se estáveis em relação aos últimos trimestres e espera-se que a partir do próximo semestre estes indicadores comessem a mostrar uma recuperação.