segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
Austin atribui Ratings preliminares AA+ e A, respectivamente, para as Cotas Seniores e para as Cotas Subordinadas Mezanino do FIC FIDC Brazil Plus
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 01 de dezembro de 2011, atribuiu os ratings de crédito preliminares AA+ (“duplo A mais”) e A (“A simples”), respectivamente, para as Cotas Seniores e para as Cotas Subordinadas Mezanino a serem emitidas pelo Fundo de Investimento em Quotas de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios – Brazil Plus (FIC FIDC Brazil Plus / Fundo), veículo ainda em fase de constituição. O FIC FIDC Brazil Plus será um condomínio aberto, com prazo de duração de 30 anos, sob a administração da NSG Capital Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S/A (NSG Capital DTVM) e a gestão da Concórdia S.A. Corretora de Valores Mobiliários, Câmbio e Commodities (Concórdia CVMCC), com as atividades de custódia a serem realizadas pelo Deutsche Bank S/A – Banco Alemão (Deutsche Bank). Além desses participantes, o Fundo contará com a Brazil Plus Participações Ltda. (Brazil Plus), empresa de consultoria especializada do Fundo. O Fundo terá como objeto principal de investimento (mínimo de 95% de seu PL) Cotas do Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios Brazil Plus (FIDC Brazil Plus) e do Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Interbank (FIDC Interbank), bem como Cotas de outros FIDCs padronizados, nos quais participe do Comitê de Investimento. Do ponto de vista da estrutura de financiamento, o FIC FIDC Brazil Plus estará autorizado a emitir 03 (três) classes de Cotas: Seniores (AA+ preliminar), Subordinadas Mezanino (A preliminar) e Subordinadas Junior (não classificadas pela Austin Rating). Sua estrutura de capital preverá a participação mínima de 40% para as Cotas Subordinadas (Mezanino e Junior), sendo que as Cotas Subordinadas Junior terão que responder por 12% do capital total investido. As Cotas Seniores têm prioridade absoluta em relação às demais classes para efeito de resgate, enquanto as Cotas Subordinadas Mezanino têm preferência apenas em relação às Cotas Subordinadas Junior. As remunerações das Cotas Seniores e das Cotas Subordinadas Mezanino são de 120% e 130% do CDI, respectivamente. As classificações preliminares AA+ e A atribuídas, respectivamente, às Cotas Seniores e às Cotas Subordinadas são comparáveis exclusivamente aos ratings de crédito atribuídos pela Austin Rating a emissores e emissões locais (Brasil), servindo como medidas do risco de que seus detentores não recebam os valores correspondentes a principal investido, acrescido dos benchmarks, nas datas de resgate. Essa notação decorre da utilização de abordagem metodológica específica para Cotas desse tipo de Fundo (FIC FIDC), a qual incorpora, não obstante, diversos critérios metodológicos comumente aplicados por essa agência em suas classificações de risco de crédito de Cotas de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs), o que se justifica, principalmente, pelo fato de que essas cotas são seus ativos subjacentes.