terça-feira, 18 de janeiro de 2011
Austin afirma Rating AA+ da 2ª Emissão de CRIs da Imigrantes Securitizadora
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 29 de dezembro de 2010, afirmou o rating AA+ (“duplo A mais”), com perspectiva estável, da série única da 2ª (segunda) emissão de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) da Imigrantes Companhia Securitizadora de Créditos Imobiliários (Imigrantes Securitizadora), lastreada em créditos imobiliários oriundos da “Escritura Pública de Constituição de Direito Real de Superfície e Outras Avenças” (“Escritura de Superfície”), celebrada em 8 de outubro de 2004 entre a outorgante concedente proprietária Badaró Investimentos Imobiliários e Participações Ltda. (Badaró) e a outorgada superficiária devedora Atento Brasil S.A. (Atento Brasil), a qual concede a esta última o direito de uso e gozo da superfície afeta a um imóvel localizado no Centro da cidade de São Paulo-SP. A confirmação da classificação traduz a manutenção dos principais fundamentos que a suportaram na última revisão realizada pela Austin Rating, em 25 de novembro de 2009, enquanto a manutenção da perspectiva estável indica que tais fundamentos não deverão se alterar no curto prazo. A 2ª emissão da Imigrantes Securitizadora perfaz o montante de R$ 30.493.168,56 (trinta milhões, quatrocentos e noventa e três mil, cento e sessenta oito reais e cinquenta e seis centavos), na data da emissão (09 de outubro de 2006), sendo composta por 101 (cento e um) CRIs com valor unitário nominal de R$ 301.912,56 (trezentos e um mil, novecentos e doze reais e cinquenta e seis centavos). Os CRIs têm amortização programada em 10 (dez) parcelas anuais e sucessivas, guardando um prazo total de 10 (dez) anos, contados da data de emissão. O valor dos CRIs é atualizado nesse período pela variação do Índice Geral de Preços - Mercado da Fundação Getúlio Vargas (IGP-M/FGV) e os juros remuneratórios são de 10,40% (dez inteiros e quarenta centésimos por cento) ao ano. Os CRIs desta série contam com as seguintes garantias: i) instituição de regime fiduciário sobre os créditos, com nomeação de agente fiduciário, a Pentágono S.A. DTVM (Pentágono); e ii) fiança bancária obtida pela Atento Brasil para o próximo aluguel vincendo. A fiança bancária é renovada anualmente, cobrindo sempre o próximo aluguel vincendo. Os recursos obtidos com a emissão e colocação dos CRIs no mercado serviram como pagamento pelo preço de cessão dos créditos imobiliários pela Imigrantes Securitizadora a Badaró. A Badaró autorizou a Imigrantes Securitizadora a depositar parcela dos recursos em conta corrente da Boston Administração e Empreendimentos Ltda., como pagamento pela aquisição do imóvel. Em linha com a metodologia de acompanhamento de classificação de risco de emissões com lastro em créditos imobiliários (CRIs) da Austin Rating, a reafirmação do rating AA+ parte da situação de adimplência da Imigrantes Securitizadora, com relação às obrigações de juros e principal dos CRIs da 2ª emissão, atestada pela Pentágono. O saldo atualizado da emissão, na data deste relatório, é de R$ 22.385.699,88 (vinte e dois milhões, trezentos e oitenta e cinco mil, seiscentos e noventa e nove reais e oitenta e oito centavos). Esta ação de rating levou em consideração, ainda, os seguintes aspectos observados neste período: i) a manutenção da elevada capacidade de crédito da Atento Brasil (fonte pagadora na transação); ii) a persistência da boa qualidade de crédito Telefónica S.A. (Espanha), empresa que exerce o controle indireto do capital da Atento Brasil; e iii) a manutenção de fiança bancária na operação junto ao Banco Bradesco S/A (Banco Bradesco).