quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Austin afirma Rating A- para a Omni S/A Crédito, Financiamento e Investimento
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 27 de outubro de 2010, confirmou o rating de crédito de longo prazo A- (“A menos”) e a classificação A-2 de curto prazo para a Omni S/A Crédito, Financiamento e Investimento (Omni CFI). A perspectiva do rating é estável. Com ativos totais de R$ 680,1 milhões e Patrimônio Líquido (PL) de R$ 112,1 milhões (base: jun/10), a Omni CFI, com sede em São Paulo-SP, é uma financeira focada no financiamento de veículos usados (veículos pesados, veículos leves e motos) e concentra suas operações nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil, tendo maior penetração no Estado de São Paulo. Foi fundada em 1968, como Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários e, em 1991, foi adquirida pelos atuais acionistas, os quais, em julho de 1994, a transformaram em sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento. A classificação está fundamentada na metodologia de avaliação de risco de instituições financeiras da Austin Rating e reflete o bom nível de capitalização, a experiência da administração nas atividades que constituem o core business, o satisfatório histórico de desempenho, o crescimento sustentado a partir de ganhos operacionais, a baixa exposição ao risco de mercado e o baixo risco de liquidez, proporcionado pela manutenção de uma estrutura de funding mais estável, composto por recursos ligados aos acionistas, cessões de créditos, FIDCs com amortizações programadas e DPGEs, não utilizando fontes mais voláteis de captação. Em contrapartida aos aspectos mencionados, o rating incorpora os riscos relacionados ao seu perfil de negócio, como uma financeira independente, de pequeno porte, operando em um ambiente competitivo, com fontes de receita e de funding mais concentrados. Por conta de seu perfil e porte, possui, à semelhança de seus pares, maior vulnerabilidade ao ambiente econômico, com impacto sobre a qualidade dos ativos de crédito (financiamento de veículos usados), principalmente em períodos de restrição de liquidez e maior pressão sobre suas margens, decorrentes do aumento nos custos de funding. No 1o semestre de 2010, a Omni manteve a postura adotada desde o início de 2009, quando passou a ser mais cautelosa, concentrando esforços na administração da carteira de crédito, preservação das margens, reforço da provisão, controle sobre os custos e readequação da estrutura de distribuição. Em 2009, a Omni produziu R$ 454 milhões em crédito (em 2008 havia produzido cerca de R$ 1 bilhão) e a expectativa para 2010 é uma produção de aproximadamente R$ 570 milhões. Após ter registrado uma piora da inadimplência durante o ano de 2009, esta se estabilizou, passando a melhorar no 1o semestre de 2010 com a predominância das safras de créditos originadas no pós crise. Após ter retraído a rede de agentes credenciados, entre o último trimestre de 2008 e o 1o trimestre de 2009, a Omni voltou a expandi-la a partir do 2o semestre de 2009, com a contratação e implantação de novos agentes em praças estratégicas. A qualidade dos créditos melhorou, beneficiada pela retomada do crescimento do saldo da carteira e das safras originadas sob critérios mais conservadores. A participação dos créditos classificados nas faixas D a H diminuiu de 28,9% em jun/09 para 19,3% em jun/10.