quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Austin afirma Rating A+ para o Município de Jundiaí e altera sua perspectiva de estável para positiva
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 1º de julho de 2010, afirmou o rating A+ (Boa capacidade para honrar seus compromissos fiscais e financeiros) de longo prazo, em escala nacional, para o Município de Jundiaí. A perspectiva do rating foi elevada para positiva. A alteração da perspectiva está em linha com a metodologia específica para Entes Públicos, a qual atenta primordialmente para os fatores qualitativos (econômicos e sociais) e quantitativos (indicadores fiscais) do Município. Pelo lado dos fatores qualitativos, são analisados os aspectos econômicos, sociais e o ambiente político que condicionam o desempenho do município no médio e longo prazos (valor adicionado da produção, educação, saúde, etc.). Pelo lado quantitativo, o foco é nos indicadores fiscais que determinam o nível de solvência no curto e médio prazos, como, por exemplo, os resultados orçamentários e primários e os indicadores da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Dessa forma, a elevação do rating fundamentou-se na boa capacidade do Município em honrar seus compromissos fiscais e financeiros, observando principalmente seu baixo nível de endividamento, geração de recorrentes superávits orçamentários e primários, importante participação na composição da economia do Estado (1,55% no PIB de 2007), ocupando a 9ª posição no ranking estadual. Maioria governista na Câmara dos Vereadores contribui para a aprovação de medidas encaminhadas pelo Executivo, bem como o cumprimento de todos os indicadores de desempenho da LRF com ampla margem em relação às suas metas. Além da adoção de programas para aumento da eficiência na arrecadação fiscal e maior controle dos custos operacionais e gastos públicos, como a capacitação técnica dos servidores, que resulta em ganho de produtividade ao longo do tempo.