segunda-feira, 21 de junho de 2010
Austin atribui Rating Rating BBB para a Céu Azul Alimentos Ltda.
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 23 de fevereiro de 2010, atribuiu o rating de crédito corporativo BBB (“triplo B”), com perspectiva estável, para a Céu Azul Alimentos Ltda. (Céu Azul). A empresa Céu Azul Alimentos, com sede na cidade de Sorocaba-SP, é uma sociedade por cotas de responsabilidade limitada com mais de 30 anos de atividade, cujo controle pertence ao senhor Aristides Pavan, com 51% das cotas e a sua esposa Neide Pieroni Pavan, com 49% das cotas. A companhia é gerenciada pelos filhos José Marcelo Pavan e Franke Pavan. A Céu Azul atua de forma verticalizada preponderantemente na cadeia de galinhas e frangos. Atua em todo o ciclo de criação e abate, iniciando o processo de produção na criação de matrizes, seguido pela incubação dos ovos, criação de pintos/frango de corte, fabricação de ração e, por fim, o abate. A Céu Azul Alimentos opera com 3 marcas próprias e produz para terceiros no mercado interno, quase exclusivamente no estado de São Paulo e no exterior em mais de 90 países, inclusive aqueles da mais elevada exigência tais como países da União Européia, África do Sul, Canadá, Singapura, Rússia, Venezuela e Colômbia. O rating atribuído se baseou nas metodologias de classificação de risco corporativo da Austin Rating. A classificação leva em conta os efeitos do ambiente econômico, em que se destaca a perspectiva de recuperação da atividade econômica após recente crise mundial, os impactos no nível de emprego e renda, e a possível influência no desempenho da empresa, que no período da crise praticamente não sofreu tanto o impacto em sua demanda. No caso desta empresa, o principal impacto da crise não está na demanda, mas sim nos efeitos da redução e/ou encarecimento das linhas de crédito. A mudança nas condições de financiamento para as empresas do middle market (a exemplo das empresas da Céu Azul), com redução dos limites junto a bancos e aumento das taxas, cria dificuldades para as empresas se refinanciarem e, ao mesmo tempo, representa aumento no pagamento de juros. Porém, mesmo no período de crise, a empresa conseguiu honrar seus compromissos financeiros. O rating considera a concorrência e o posicionamento no mercado como empresa que busca se diferenciar com produtos de maior qualidade, apesar de se tratar de uma empresa que atua no setor frigorífico, propriamente na produção de derivados de frango. Com relação aos aspectos financeiros e operacionais, destaca-se como ponto positivo o crescimento contínuo das receitas, apesar da queda registrada em 2009, fruto da crise financeira mundial, e a melhoria da eficiência operacional. A empresa apresenta percentual de dívidas financeiras moderado, quando se considera o Patrimônio Líquido (PL), e vem apresentando capacidade de honrar seus compromissos, devido a sua boa geração de caixa (EBIT) e estabilidade operacional. Apesar da boa geração de caixa, um ponto em observação diz respeito à elevada dependência da empresa em relação a recursos de terceiros para continuar a financiar seu crescimento. Para a atribuição do rating, a Austin Rating recebeu, entre outras informações, a apresentação da empresa, contrato social, laudos de avaliação dos imóveis, bem como as demonstrações financeiras de 2006 a 2009 (com 2007 e 2008 auditadas), dentre outras informações. A Céu Azul audita seus balanços desde 2007, porém, quando realizamos o processo de análise os demonstrativos de 2009 ainda não haviam sido auditados.