sexta-feira, 10 de julho de 2009
Austin afirma Rating A- ao Grupo Seculus
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 10 de junho de 2009, afirmou o rating de crédito corporativo de longo prazo A- (“A menos”) do Grupo Seculus. A perspectiva permanece estável. O rating em questão representa a classificação de risco de crédito do Grupo e, neste caso, a interação das empresas em conjunto é diferente da atuação das partes isoladamente. Por isso, sabendo-se que o risco de crédito de cada uma das empresas se diferencia do risco do Grupo, esta classificação não deve ser considerada como a nota individual de cada empresa. O Grupo Seculus é um conglomerado empresarial que possui mais de 49 anos de existência. Sediado em Belo Horizonte–MG, é formado por 10 empresas, sendo 9 de atuação nacional e 1 de atuação internacional, que é a Seculus Internacional A.G. (que atua com o nome fantasia Seculus Swiss Made), localizada na Suíça. O Grupo teve sua origem nos segmentos de joias e relógios, expandindo-se posteriormente para outras atividades. Atualmente, opera em quatro segmentos específicos: industrial e comércio de relógios e outros acessórios de moda, com a empresa Seculus da Amazônia Indústria e Comércio S/A (SASA), controladora da Seculus Swiss Made; imobiliário, com as empresas Gran Viver Urbanismo S/A (Gran Viver), Seculus Empreendimentos Gerais S/A (SEG), Seculus Construções S/A (Seculus Construções), Seculus Empreendimentos e Participações S/A (SEP); financeiro, com o Banco Semear S/A (Banco Semear) e Cia Securitizadora de Créditos Financeiros S.A. (que atua com o nome fantasia Serra da Moeda); e tecnologia da informação por meio da prestação de serviços de tecnologia especializada em soluções mobile e outsourcing, denominada Seculus Tecnologia S/A (que atua com o nome fantasia Prime Systems). As empresas do Grupo, todas de capital fechado, são controladas pela Família Azevedo por meio da participação direta no capital social ou indireta pela Semear Participações S/A (Semear Participações), que é uma holding não operacional. A atual segmentação do Grupo Seculus obedece a uma redefinição estratégica das verticais de negócios, iniciada em 2003 e orientada pela prioridade de investimentos em atividades que geram maior valor agregado. O rating atribuído se baseou na metodologia de classificação de risco corporativo da Austin Rating. A manutenção da classificação está diretamente fundamentada na boa capacidade de pagamento do Grupo, bem como no aperfeiçoamento de algumas práticas de governança corporativa, principalmente o disclosure, a estrutura administrativa e a reestruturação societária. A nota leva em consideração os efeitos do ambiente econômico, no qual, apesar da crise financeira iniciada em 2008, se destaca o bom desempenho das empresas do Grupo, com exceção apenas do segmento financeiro. Também pondera a concorrência, pois a maior parte das empresas ganha participação no mercado, em especial os segmentos industrial (de relógios e acessórios) e imobiliário. Foram observadas, do mesmo modo, as características qualitativas (estratégias, profissionalização administrativa, tradição no mercado, dentre outros) e quantitativas (estruturas financeiras e operacionais) do Grupo, em que se destaca a baixa alavancagem financeira de todas as empresas e o bom resultado e geração de caixa do setor imobiliário e industrial.