sexta-feira, 13 de março de 2009
Austin afirma Rating AAA para o FIDC Hiper
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 04 de fevereiro de 2009, afirmou a classificação AAA, com perspectiva estável, às cotas de classe única emitidas pelo Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Hiper (FIDC Hiper). Este monitoramento refere-se ao último trimestre civil de 2008 (outubro, novembro e dezembro de 2008). O FIDC Hiper tem por objetivo a aplicação de recursos na aquisição de direitos creditórios, do segmento comercial, originados e cedidos pela G. Barbosa Comercial Ltda. (G Barbosa), em razão de venda de produtos aos seus clientes, cujo pagamento seja feito, exclusivamente, mediante o uso do cartão de crédito Credi-Hiper. Este cartão é administrado pelo Banco Bradesco S.A. (Bradesco), o qual se constitui no único devedor (sacado) do fundo. A manutenção da nota fundamenta-se na metodologia de monitoramento de FIDCs da Austin Rating, a qual considerou a excelente solidez financeira do único sacado, Banco Bradesco S.A. e Grupo G. Barbosa, instituição posicionada entre as maiores redes de varejo no país, atuando desde 1955 no segmento e com forte penetração no nordeste brasileiro. O Grupo G. Barbosa é controlado hoje pelo Grupo chileno Cencosud. Não foram realizadas alterações no Regulamento do Fundo que tivessem efeito sobre o rating atribuído, mantendo-se inalteradas as principais variáveis de risco. Com relação às características estruturais dispostas no regulamento, destaca-se que não há definição prévia de objetivo de remuneração das cotas - esta avaliação de risco limita-se à devolução aos cotistas exclusivamente do principal investido, quando solicitado por estes - a probabilidade de eventos de inadimplência e/ou perda que possam deteriorar o valor das cotas é muito baixa. Destaca-se também a possibilidade de aplicação de até 100% do PL do Fundo nos direitos creditórios provenientes das transações com o cartão Credi-Hiper. Apesar de não haver diferenciação de cotas, bem como a existência da possibilidade de concentração em direitos creditórios, o rating fundamenta-se basicamente na qualidade do sacado dos direitos creditórios, Banco Bradesco S.A., instituição com rating AAA de solidez financeira atribuído pela Austin Rating.