quarta-feira, 31 de agosto de 2022
Austin afirma o rating 'brAA' de longo prazo, em escala nacional, ao Município de Jundiaí; perspectiva estável
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 20 de maio de 2022, afirmou o rating para brAA (“duplo A”) de longo prazo, em escala nacional, ao Município de Jundiaí. A perspectiva do rating foi alterada de estável para positiva. A afirmação da nota e alteração da perspectiva para positiva estão em linha com a metodologia específica para Entes Públicos da Austin Rating, a qual atenta primordialmente para os fatores qualitativos (econômicos e sociais) e quantitativos (indicadores fiscais) do Município. Pelo lado dos fatores qualitativos, são analisados os aspectos econômicos, sociais e o ambiente político que condicionam o desempenho do município no médio e longo prazos (valor adicionado da produção, educação, saúde, etc.). Pelo lado quantitativo, o foco é nos indicadores fiscais que determinam o nível de solvência no curto e médio prazos, como, por exemplo, os resultados orçamentários, primários, os indicadores da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a gestão dos passivos contingenciais.