segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
Austin atribui Rating AA para a 7ª Série das Cotas Seniores do Union National FIDC
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 28 de novembro de 2008, atribuiu o rating AA (duplo A), com perspectiva estável, para a 7a Série das Cotas Seniores do Union National Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Financeiros e Mercantis. O Union National Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Financeiros e Mercantis (FIDC Union / Fundo), constituído sob a forma de condomínio fechado, tem por objetivo a aplicação de recursos na aquisição de direitos creditórios financeiros, indicados e selecionados pela consultoria de crédito especializada Union National, resultantes de vendas mercantis ou de serviços já prestados (créditos performados), respeitando os critérios de elegibilidade e a política de investimento detalhada no regulamento. O Fundo é administrado e gerido pela Oliveira Trust Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S/A (Oliveira Trust DTVM), tendo o Banco Bradesco S/A como custodiante e a Union National Fomento Ltda. como empresa de consultoria especializada para aquisição dos direitos creditórios. O fundo não possui meta de rentabilidade para as Cotas Seniores, sendo nossa avaliação restrita ao adequado pagamento do principal na data definida para a amortização das Cotas Seniores. O FIDC Union possui, atualmente, cinco séries de cotas seniores vigentes (2a, 3a, 4a, 5a e 6a séries), tendo sido a 1a série integralmente amortizada em 01/fev/2008 e uma série de cotas subordinadas. A 7a série é composta por 4.200 cotas, não possui rentabilidade pré-determinada e será integralmente amortizada em 01/dez/2010. O rating atribuído à 7a Série de emissão de Cotas Seniores do FIDC Union alinha-se à classificação das demais séries de cotas seniores anteriormente mencionadas, uma vez que as principais variáveis determinantes de risco do Fundo foram preservadas. O originador, o perfil dos direitos creditórios potencialmente securitizáveis, a qualidade da carteira e o nível de proteção, por meio de subordinação de cotas, foram mantidos. A nota fundamenta-se na existência de proteção contra perdas de crédito para as cotas seniores, por meio de um volume mínimo de cotas subordinadas equivalente a 20% do patrimônio líquido do Fundo, a elevada qualidade dos direitos creditórios que lastreiam o Fundo, os critérios de elegibilidade dos mesmos, a experiência da Union National para seleção dos direitos creditórios e a elevada rentabilidade das cotas seniores. Além disto, a nota reflete o baixo perfil de risco dos demais ativos adquiridos pelo Fundo. A parcela não aplicada em direitos creditórios é mantida em títulos públicos federais e cotas de fundo de investimento de perfil conservador. Destacamos também a gestão de liquidez do fundo, que interrompe a compra de novos direitos creditórios nos períodos que antecedem a amortização de cotas até que se atinja montante suficiente de recursos para o pagamento dos cotistas. A 1a série foi amortizada e a 2a série será integralmente amortizada em dez/08. Os direitos creditórios que servirão de lastro para a 7a série, assim como para as anteriores, são selecionados pela Union National Fomento Ltda. e têm se caracterizado pela elevada rentabilidade, reduzido nível de inadimplência, elevado giro e satisfatória pulverização. A relação entre o PL de cotas subordinadas e o PL do fundo (subordinação), em média de 20%, é bastante superior ao histórico de perdas da carteira de direitos creditórios, proporcionando elevado grau de proteção para as cotas seniores, à medida que oferece, com boa margem de segurança, cobertura suficiente para absorver as perdas e/ou atrasos nos pagamentos dos títulos adquiridos pelo fundo.