terça-feira, 11 de agosto de 2020
Austin afirma o rating brA-(sf)’ da 1ª Série de Cotas Seniores do FIDC Dom Pedro I; perspectiva negativa
A Austin Rating informa que, nesta data, afirmou o rating ‘brA-(sf)’ da 1ª Série de Cotas Seniores do Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Dom Pedro I (FIDC Dom Pedro I). A observação negativa foi removida nesta oportunidade, dando lugar à perspectiva negativa. A remoção da observação negativa e a afirmação da classificação foram motivadas pela redução do risco de liquidez do Fundo, considerando: (i) o alongamento no prazo de vencimento dos Direitos Creditórios (Notas Fiscais), que originalmente venceriam a partir de ago/20 e agora passaram a ter vencimento a partir de fev/21, em 12 pagamentos mensais; e (ii) a alteração do cronograma de amortização da 1ª Série de Cotas Seniores, que passou a prever pagamentos entre fev/21 e jan/22, com resgate no final do período, alinhados, portanto, ao vencimento dos créditos. As alterações foram aprovadas pelos cotistas em Assembleia Geral de Cotistas (AGC) realizada em 31 de julho de 2021, em conjunto com a dilação do prazo de duração do Fundo para 15 de junho de 2022 e o aumento da meta de remuneração da 1ª Série de Cotas Seniores para o equivalente à variação da Taxa DI acrescida de spread de 5,25% ao ano (anteriormente, Taxa DI + 4,75% a.a.). Como foram aprovadas por unanimidade e não houve prejuízo da rentabilidade esperada, as alterações realizadas em AGC não foram consideradas pela Austin Rating como eventos que caracterizem default. De todo modo, apesar da redução do risco de curtíssimo prazo do Fundo promovida pelo alongamento de prazos de seus ativos e passivos, a classificação tem perspectiva negativa, o que está alinhado à expectativa de piora da capacidade de pagamento da Concessionária Rota das Bandeiras S/A - CRB (CRB / Companhia) no novo horizonte de vencimento da operação e o consequente aumento do risco de inadimplemento dos Direitos Creditórios adquiridos pelo Fundo, que são decorrentes de contratos de prestação de serviços específicos, cedidos, ainda no início da transação e sem coobrigação, pelos seus fornecedores (Cedentes). Desde mar/20, com o início do avanço da pandemia de COVID-19 no estado de São Paulo, o tráfego no trecho operado pela CRB, o Corredor Dom Pedro I, vem apresentando substancial redução em comparação com os mesmos meses do ano anterior (-40,4% em abr/20, -29,0% em mai/20 e -18,6% nos primeiros 15 dias de jun/20, conforme última informação divulgada pela CRB), situação que provavelmente se estendeu pelos meses de jul/20 e ago/20 e deve se prolongar pelos meses subsequentes, exercendo impacto significativo sobre as receitas provenientes de tarifas de pedágio e consequentemente na geração de caixa da Companhia.