segunda-feira, 9 de junho de 2008
Austin coloca o Rating BBB do Banco Semear em perspectiva positiva
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 15 de maio de 2008, colocou o rating de crédito de longo prazo BBB do Banco Semear S/A em perspectiva positiva e lhe atribuiu a classificação A-3 de curto prazo. A perspectiva positiva é sustentada pela manutenção do desempenho reportado em 2007, traduzido na boa qualidade dos ativos de crédito, no satisfatório índice de capitalização, nos adequados níveis de liquidez e na adequada expansão das operações de crédito. Ressaltamos ainda os índices de rentabilidade sobre o PL, em linha com a média de seus pares, a contratação de executivos de mercado em áreas que a Austin considera importantes para o desenvolvimento e crescimento da instituição, o planejamento estratégico bem definido e a intenção dos acionistas em alcançar um nível de Patrimônio Líquido ao redor dos três dígitos. Em contrapartida, o rating também considera as dificuldades inerentes a um banco de seu perfil e porte, principalmente no que toca à estabilidade, diversificação de funding e à forte concorrência no mercado onde atua, acarretando em uma possível redução, por fim, dos spreads nas suas operações. Focado em atividades nos segmentos de crédito para pessoas físicas com operações de empréstimos consignados em folha de pagamento para aposentados e pensionistas do INSS e funcionários públicos (municipal, estadual e federal), crédito pessoal, crédito direto ao consumidor (CDC) e no segmento pessoa jurídica, com conta garantida, capital de giro e desconto de recebíveis para pequenas e médias empresas, o Banco Semear possui uma carteira de crédito de R$ 185,7 milhões. Apesar do volume ainda discreto, nos últimos dois anos a carteira apresentou significativo crescimento, sendo notória a melhora do índice de inadimplência aliada a certo grau de conservadorismo na política de crédito adotada. No ano de 2007, observou-se mudança na composição da carteira do banco espelhada nas modalidades de crédito pessoal, que em 2006 representava 43% da carteira de crédito e passou a representar 67% em 2007, enquanto a modalidade capital de giro, que representava 50%, passou a representar 26% na mesma base de comparação. A mudança faz parte da estratégia do banco em expandir sua carteira no segmento de pessoas físicas, principalmente com operações de crédito consignado, contribuindo assim para índices de inadimplência menores, uma vez que o risco é mitigado pelas características intrínsecas do produto, com as parcelas descontadas diretamente na folha de pagamento do servidor público. Neste contexto, exibiu melhora na qualidade dos seus ativos. No final de dez./07, 94,5% da carteira de crédito do Semear encontrava-se classificada entre os níveis AA e C, ante 92,5% em dez/06. Em relação ao total da carteira de crédito, o volume provisionado representou 2,9% em dez/07 ante 4,4% em dez/06 e 173% do total de créditos em atraso em dezembro de 2007. Na avaliação da Austin, um dos principais desafios para o Semear é alcançar uma diversificada base de funding para sustentar sua estratégia de crescimento, focada em captação de recursos, operações de crédito consignado, crédito pessoa jurídica e crédito pessoa física.