segunda-feira, 9 de junho de 2008
Austin eleva Rating do Grupo Seculus para A-
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 30 de maio de 2008, elevou o rating de crédito corporativo de longo prazo do Grupo Seculus de BBB+ (“triplo B mais” ) para A- (“A menos”). A perspectiva do rating foi alterada de “positiva” para “estável”. O Grupo Seculus é um conglomerado empresarial com 48 anos de existência, sediado em Belo Horizonte – MG, formado por 8 empresas. O Grupo teve sua origem nos segmentos de jóias e relógios, expandindo-se posteriormente para outras atividades. Atualmente, opera em três segmentos específicos: industrial e comércio de relógios e outros acessórios de moda, com a empresa Seculus da Amazônia Indústria e Comércio S/A (Seculus da Amazônia); imobiliário, com as empresas Gran Viver Urbanismo S/A (Gran Viver), Seculus Empreendimentos e Participações S/A (Seculus Empreendimentos), Seculus Empreendimentos Gerais S/A (Seculus E. Gerais) e Seculus Construções S/A (Seculus Construções); e financeiro, com o Banco Semear S/A (Banco Semear). O Grupo também possui uma empresa de prestação de serviços de tecnologia especializada em soluções mobile e outsourcing denominada Seculus Tecnologia S/A (Seculus Tecnologia), que atua com o nome fantasia Prime Systems. As empresas do Grupo, todas de capital fechado, são controladas pela Família Azevedo por meio da participação direta no capital social ou por meio da Semear Participações S/A (Semear Participações), que é uma holding não operacional. A atual segmentação do Grupo Seculus obedece a uma redefinição estratégica das verticais de negócios, iniciada em 2003 e orientada pela prioridade de investimentos em atividades que geram maior valor agregado. A elevação da classificação está diretamente fundamentada na melhora da capacidade de pagamento do Grupo desde o último monitoramento, bem como no aperfeiçoamento de algumas práticas de governança corporativa. A nota continua levando em consideração os efeitos do ambiente econômico, a concorrência, as características qualitativas (estratégias, profissionalização administrativa, tradição no mercado, dentre outros) e quantitativas (estruturas financeiras e operacionais) do Grupo. O rating reflete, por um lado, os fatores intrínsecos ao Grupo Seculus, entre os quais podem ser destacados: i) o Grupo tem um histórico de 48 anos atuando no mercado de jóias e relógios e no segmento imobiliário e, desde 1996, atua no segmento financeiro, o que evidencia sua tradição e credibilidade, reforçando a confiança no Grupo em honrar seus compromissos; ii) o bom posicionamento no mercado nacional de relógios e reconhecimento do Grupo, reforçando a expectativa de continuidade da empresa e capacidade de honrar seus compromissos; iii) apesar de ser constituído por empresas de capital fechado e da necessidade de evolução nos padrões de governança, observou-se que o Grupo Seculus atua fortemente no sentido de se enquadrar às melhores práticas de governança, cuja evolução contínua vem sendo percebida ao longo dos últimos anos; iv) a estratégia bastante positiva adotada pelo Grupo Seculus, quanto à formação e contratação de profissionais executivos para sucessão da administração atual, ainda concentrada na família fundadora, buscando um modelo de gestão mais ajustado às suas necessidades; v) estratégia de crescimento definida com foco na melhoria constante das operações e gestão das empresas, modernização da estrutura de serviços e industrial e desenvolvimento de produtos, visando aumentar a qualidade e reduzir custos operacionais; vi) a certificação ISO 9001 da Seculus da Amazônia, empresa do segmento industrial do grupo, o que também reforça o compromisso da empresa com a qualidade de seus produtos / serviços, contribuindo para a continuidade de suas atividades; e vii) o grupo apresenta elevada diversificação da carteira de clientes, tendo risco reduzido de perdas significativas no seu faturamento.