terça-feira, 29 de abril de 2008
Austin atribui Rating AA- à 5ª Série do Union National FIDC
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 02 de abril de 2008, atribuiu o rating AA- (duplo A menos), com perspectiva positiva, para a 5ª Série das Cotas Seniores do Union National Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Financeiros e Mercantis. O Union National Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Financeiros e Mercantis (FIDC Union/Fundo), constituído sob a forma de condomínio fechado, tem por objetivo a aplicação de recursos na aquisição de direitos creditórios financeiros, indicados e selecionados pela consultoria de crédito especializada Union National, resultantes de vendas mercantis ou de serviços já prestados (créditos performados), respeitando os critérios de elegibilidade e a política de investimento detalhada no regulamento. O Fundo é administrado e gerido pela Oliveira Trust Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S/A (Oliveira Trust DTVM), tendo o Banco Bradesco S/A como custodiante e a Union National Fomento Ltda. como empresa de consultoria especializada para aquisição dos direitos creditórios. O fundo não possui meta de rentabilidade para as Cotas Seniores, sendo nossa avaliação restrita ao adequado pagamento do principal na data definida para a amortização das Cotas Seniores. O FIDC Union possui, atualmente, três séries de cotas seniores vigentes (2a, 3a e 4a séries), tendo sido a 1a série integralmente amortizada em 01/02/2008 e uma série de cotas subordinadas. No encerramento de fevereiro de 2008, o Fundo totalizou Patrimônio Líquido (PL) de R$ 488,1 milhões, sendo aproximadamente 21,5% em cotas subordinadas e o restante em cotas seniores. Na mesma data, a 2a Série, subscrita em 27/set/06, se compunha de 4.200 Cotas com valor unitário de R$ 26.114,00 - perfazendo um PL de R$ 109,7 milhões; a 3a Série, registrada em 05/jul2007, estava composta por 4.200 Cotas com valor unitário de R$ 25.735,00 - perfazendo um PL de R$ 108,1 milhões; e a 4a Série se compunha de 6.200 Cotas, com valor unitário de R$ 26.645,98 - totalizando PL de R$ 165,2 milhões. Na mesma data, o Fundo mantinha 1.794 Cotas Subordinadas, com valor unitário de R$ 58.608,00, perfazendo um PL de R$ 105,1 milhões. A 5a Série de Cotas Seniores contará inicialmente com um PL de até R$ 205.000.000,00 (duzentos e cinco milhões de reais), representado por 8.200 Cotas Seniores, com valor unitário inicial de R$ 25.000,00 O rating atribuído à 5a Série de emissão de Cotas Seniores do FIDC Union alinha-se à classificação das demais séries de cotas seniores anteriormente mencionadas, uma vez que as principais variáveis determinantes de risco do Fundo foram preservadas. O originador, o universo de direitos creditórios potencialmente securitizável, a qualidade da carteira e o nível de proteção por meio de subordinação de cotas foram mantidos. Os direitos creditórios que servirão de lastro para a 5a série, assim como para as anteriores, são selecionados pela Union National Fomento Ltda. e têm se caracterizado pelo reduzido nível de inadimplência, elevado giro e satisfatória pulverização. A relação entre o PL de cotas subordinadas e o PL do fundo (subordinação), em média de 18%, é bastante superior ao histórico de perdas da carteira de direitos creditórios, proporcionando elevado grau de proteção para as cotas seniores, à medida que oferece, com boa margem de segurança, cobertura suficiente para absorver as perdas e/ou atrasos nos pagamentos dos títulos adquiridos pelo fundo.