segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019
Austin rebaixa, de ‘brA-(sf)’ para ‘brBBB+(sf)’, e coloca em observação negativa o rating da 5ª Série da 1ª Emissão da BSI Securitizadora – Risco Pollo Engenharia
A Austin Rating informa que, no dia 31 de janeiro de 2019, rebaixou, de ‘brA-(sf)’ para ‘brBBB+(sf)’, o rating da 5ª Série da 1ª Emissão de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs/ Emissão) da BSI Capital Securitizadora S/A (BSI Securitizadora/ Emissora). Adicionalmente, a classificação foi colocada em observação negativa. O rebaixamento da classificação se deve ao fato de as vendas ativas, 50, representarem a valor presente o equivalente a apenas 70,0% do saldo devedor da Emissão. Assim, para a concretização de margens de sobrecolaterização seguras, acima de 100,0%, a estrutura de garantias fica exposta aos riscos de conclusão de obras e de não emissão de habite-se e dependente do sucesso nos repasses bancários das vendas vigentes, bem como do sucesso das vendas das unidades em estoque (30 unidades), líquidas de eventuais distratos. Como fator mitigador, foram alienados fiduciariamente, em dez/18, 04 imóveis, que representam reforço de garantia de aproximadamente 2,4 milhões, 14,0% do saldo devedor atual da Emissão. A colocação da observação negativa, por sua vez, leva em conta o fato de que em ago/18 o agente fiduciário da Emissão, a VÓRTX Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda. (Vórtx), emitiu comunicado anunciando renúncia à função de agente fiduciário, agente custodiante e escriturador, tanto desta emissão quanto de outras diversas da BSI Securitizadora. Na opinião dessa agência, esse fato pode expor a Emissão ao risco de gestão e regulatório decorrente da ausência de plenas condições para o exercício da atividade de agente fiduciário, o qual representa os investidores titulares e zela pela proteção dos direitos deles, segundo a Lei 9514/97 (Lei do SFI). De acordo com esclarecimentos prestados pela Emissora, o processo de contratação de novo Agente Fiduciário está em andamento e enquanto não for concluído a Vórtx deve se manter atuando na função. A Emissão visa alocar recursos para o desenvolvimento do empreendimento Village Inn (Village Inn/ Empreendimento), lançado em jul/15, e com conclusão prevista para jul/19. Localizado na cidade de Itajubá-MG, conta com duas torres de 100 unidades residenciais no total. Este Empreendimento é desenvolvido pela Pollo Engenharia e Incorporações Ltda. (Pollo Engenharia).