quinta-feira, 20 de dezembro de 2007
Austin afirma Rating BBB para o Banco Semear S/A
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 03 de dezembro de 2007, afirmou o rating BBB para o Banco Semear S.A. O rating atribuído fundamenta-se na evolução positiva dos indicadores financeiros reportados nos dois últimos semestres, na continuidade do crescimento da carteira de crédito de forma sustentável, sem comprometer o desenvolvimento da instituição, o que se reflete na melhora dos indicadores de inadimplência e provisionamento. Da mesma forma, reflete a melhora do índice de rentabilidade sobre o PL e na estrutura de capital pouco alavancada (índice de alavancagem de crédito de 1,4 vezes o PL e índice da Basiléia de 35,3%). Em contrapartida, o rating também considera as dificuldades inerentes a um banco de seu perfil e porte, a concentração das fontes de receitas, ainda que a estratégia preveja diversificação a partir do crescimento de novas modalidades e a forte concorrência no mercado em que atua, acarretando em uma possível redução, por fim, dos spreads nas suas operações. Focado em atividades nos segmentos de crédito para pessoas físicas com operações de empréstimos consignados em folha de pagamento para aposentados e pensionistas do INSS e funcionários públicos (municipal, estadual e federal), crédito pessoal, crédito direto ao consumidor (CDC) no segmento pessoa jurídica de conta garantida, capital de giro e desconto de recebíveis para pequenas e médias empresas, o Banco Semear possui uma carteira de crédito de R$ 143,4 milhões. Apesar do volume ainda discreto, nos últimos dois anos a carteira apresentou significativo crescimento, sendo notória a melhora do índice de inadimplência aliada a certo grau de conservadorismo na política de crédito adotada. Em junho de 2007, o lucro líquido foi de R$ 5,52 milhões (R$ 2,62 milhões negativos em junho de 2006), correspondendo a uma rentabilidade anualizada de 14,7% sobre o patrimônio líquido final (12,6% negativos em jun/06). A carteira de crédito cresceu 48,5% em relação a junho de 2006 (62,3% considerando as cessões), sendo tal expansão mais acentuada no segmento de pessoas jurídicas, notadamente em operações de capital de giro, aumentando a representatividade do segmento de pessoas jurídicas no total da carteira. Acompanhando o crescimento da carteira de crédito, os depósitos do banco apresentaram significativa expansão. Em junho de 2007, seu volume cresceu 71,6%, totalizando R$ 117,8 milhões (R$ 68,6 milhões no 1° sem/06), sendo R$ 101,9 milhões em depósitos a prazo (R$ 63,1 milhões no 1° sem/06), R$ 11,6 milhões em depósitos interfinanceiros (R$ 4,04 milhões no 1° sem/06) e R$ 4,31 milhões em depósitos a vista (R$ 1,44 milhões no 1° sem/06). O Banco Semear tem como objetivo expandir o volume de crédito produzido nos nichos definidos com uma expansão proporcional do volume de captação e manter bons indicadores de rentabilidade e de qualidade dos ativos. Neste sentido, o banco avalia atualmente várias propostas de acordos operacionais com IFs de grande porte. Além disso, o banco planeja o lançamento de um Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC) ainda no 2° trimestre de 2008, tendo por ativos parte de sua carteira de crédito consignado.