sexta-feira, 19 de outubro de 2007
Austin afirma Rating BBB+ ao Grupo Seculus e altera sua perspectiva de estável para positiva
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 14 de setembro de 2007, confirmou o rating de crédito corporativo BBB+ (triplo B mais) ao Grupo Seculus. Na mesma oportunidade, a perspectiva do rating foi alterada de estável para positiva. Esta classificação se compara exclusivamente aos ratings atribuídos por esta agência, a emissores e emissões locais. O Grupo Seculus é um conglomerado empresarial com 47 anos de existência, sediado em Belo Horizonte, cuja estrutura é composta por 8 empresas. O Grupo atua em três segmentos específicos: industrial e comércio de relógios e outros acessórios de moda, com a empresa Seculus da Amazônia S/A (Seculus da Amazônia); imobiliário, com as empresas Gran Viver Urbanismo S/A (Gran Viver), Seculus Empreendimentos e Participações S/A (Seculus Empreendimentos), Seculus Empreendimentos Gerais S/A (Seculus E. Gerais) e Seculus Construções S/A (Seculus Construções); e financeiro, com o Banco Semear S/A (Banco Semear). O Grupo também possui uma empresa de prestação de serviços de tecnologia e outsourcing chamada Seculus Tecnologia S/A (Seculus Tecnologia), que atua com o nome fantasia Prime Systems. As empresas do Grupo, todas de capital fechado, são controladas pela Família Azevedo por meio da participação direta no capital social ou por meio da Semear Participações S/A (Semear Participações), que é uma holding não operacional. A origem do grupo deve-se à atividade de jóias e relógios, expandindo-se posteriormente para as demais atividades. A atual segmentação do Grupo Seculus obedece a uma redefinição estratégica das verticais de negócios, iniciada em 2003 e orientada pela prioridade de investimentos em atividades que geram maior valor agregado. A classificação mantida está fundamentada na capacidade de pagamento do Grupo, levando-se em conta os efeitos do ambiente econômico, a concorrência, as características qualitativas (estratégias, profissionalização administrativa, tradição no mercado, dentre outros) e quantitativas (estruturas financeiras e operacionais) do Grupo. O rating reflete os diversos fatores de risco do Grupo Seculus, entre os quais destacam-se notadamente: (i) apesar da classificação ser atribuída ao Grupo Seculus, ainda não existe uma estrutura de grupo totalmente formalizada, a qual especifique o papel de cada empresa dentro deste e da responsabilidade do grupo com relação ao desempenho de cada empresa. A não existência de um grupo formalizado dificulta o trabalho de interpretação e análise do conjunto das empresas como um grupo, principalmente no que tange as características econômico-financeiras; (ii) as empresas do grupo tiveram seus resultados fortemente influenciados por resultados de atividades não operacionais.