terça-feira, 9 de outubro de 2007
Austin afirma Rating AAA para o Banco Bradesco S/A
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião no dia 15 de agosto, afirmou o rating AAA para o Banco Bradesco S/A. A classificação reflete o excelente desenvolvimento de seus negócios, a sólida posição de liderança no mercado de varejo, o adequado gerenciamento de risco, elevada rentabilidade e a ótima eficiência da sua estrutura com constante aprimoramento de seus produtos e serviços. A nota incorpora também a boa qualidade de crédito, bem como o suporte de seus controladores, excelente histórico de desempenho e melhora no seu índice de eficiência. O Bradesco continua adotando uma estratégia comercial na busca de melhores práticas internacionais de transparência e governança corporativa, visando manter presença destacada em cada uma das linhas de serviços financeiros que possui atualmente. O banco visa expandir as áreas comerciais por meio de crescimento orgânico, aumentar sua atuação no segmento de seguro e previdência, com o objetivo de manter a rentabilidade e consolidar sua liderança nesse setor e aumentar suas receitas de atividades bancárias, por meio do fortalecimento das operações de empréstimos e da ampliação de novos produtos e serviços. No segmento de varejo, um dos principais pilares de atuação da instituição, o Bradesco pretende expandir suas operações no segmento de crédito consignado, cartão de crédito e financiamento de veículos, os quais contribuíram de forma significativa no resultado do banco. Pretende ampliar sua expansão também no segmento de pequenas e médias empresas. Faz parte ainda da estratégia empresarial do Bradesco a expansão dos negócios relacionados ao Banco Bradesco de Investimento - BBI, criado com o propósito de consolidar, dar foco e desenvolver novos nichos de atividades ligadas ao mercado de capitais nacional e internacional. Até junho de 2007, o BBI intermediou operações primárias e secundárias de ações, debêntures e notas promissórias, além de operações de Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios que somaram R$ 12.635 milhões correspondendo a 31,4% do volume total destas emissões registradas na CVM (Comissão de Valores Mobiliários). O banco continua com o objetivo de reduzir seus custos por meio de investimentos em tecnologia, com aprimoramento contínuo do seu processo de otimização dos recursos produtivos. Neste sentido, a aplicação já começou a ter reflexo no resultado com a melhoria na forma de apropriação de custos aos produtos, canais e clientes, além do suporte aos estudos de formação e negociação de tarifas. O segmento de seguros, previdência e capitalização continuou a registrar elevada contribuição no desempenho do banco com reflexo direto na melhora do perfil das suas receitas. Nesse sentido, suas receitas relacionadas à prestação de serviços cresceram 25,1%, passando de R$ 4.131 milhões para R$ 5.168 milhões, com reflexo positivo no índice de eficiência, que passou de 43,2% para 42%.