terça-feira, 11 de setembro de 2007
Austin atribui Rating BBB+ para a Dacasa Financeira S/A
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 24 de agosto de 2007, atribuiu o rating de crédito de longo prazo BBB+ para a Dacasa Financeira S/A - Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento (Dacasa); a perspectiva do rating é estável. O rating atribuído à Dacasa está fundamentado no forte comprometimento de sua administração, no histórico de atuação do segmento que constitui o core business da financeira (crédito pessoal, crédito direto ao consumidor e cartão de crédito), na boa capilaridade de sua rede no Espírito Santo, fator que a coloca em boa posição frente aos seus concorrentes, na experiência e no conservadorismo da política de concessão de crédito, nos bons níveis de liquidez e rentabilidade histórica, sendo estas superiores a 18% do patrimônio líquido nos três últimos anos, na migração geográfica para outros estados, com elevado potencial de demanda na forte consolidação e reconhecimento da marca no Espírito Santo, na elevada rentabilidade de suas operações, cobrindo elevados índices de perdas em crédito inerentes aos seus segmentos de atuação e na estrutura de funding estável composta essencialmente de aplicações de longo prazo e partes relacionadas. A Dacasa apresenta elevado índice de capitalização, tendo aferido um índice de Basiléia de 48,2% em dezembro de 2006. O total da carteira de crédito representa 2,3 vezes seu patrimônio líquido e o volume de crédito com atraso superior a 60 dias, apesar de elevado, é compatível ao seu segmento de atuação e estável. O risco de liquidez é minimizado pela elevada participação do capital dos acionistas nas operações da instituição, configurando como o maior aplicador em letras de câmbio. Em dezembro de 2006, as operações de crédito perfaziam até 30 dias R$ 44.558,3 milhões, contra um montante de R$ 9.738 milhões de letras de câmbio com vencimento no mesmo período. Em contrapartida, o rating da Dacasa incorpora a vulnerabilidade de suas operações de crédito ao desempenho da economia brasileira, em particular do Estado do Espírito Santo, especialmente sobre as classes econômicas C, D e E, as dificuldades inerentes a uma financeira independente de se manter competitiva no longo prazo, aliado à tendência da queda da taxa de juros que se traduz em eventual redução dos spreads e, consequentemente, das margens financeiras nas operações de crédito. Por fim, na manutenção e diversificação de uma base de funding crescente e adequada para dar continuidade à expansão da carteira de crédito. Atuando como financeira desde 1982, a Dacasa faz parte do Grupo Dadalto (através da controladora das empresas do grupo, a Dadalto Administração e Participações Ltda.), grupo com amplo histórico no Estado do Espírito Santo. O grupo atua de maneira destacada nos ramos de varejo, através da Dadalto S/A (faturamento de R$ 170,9 milhões em 2006), e da loja D&D Home Center construção civil através da Construtora Laje de Pedra, no ramo imobiliário e no ramo financeiro com a Dacasa e Dadalto DTVM Ltda. Oferecendo produtos de crédito pessoal, crédito direto ao consumidor e cartão de crédito com bandeira própria, a financeira mantém forte presença geográfica no Estado do Espírito Santo, no extremo sul da Bahia e no norte do Estado do Rio de Janeiro, com 7.000 pontos de vendas e 19 filiais.