ESCALA DE RATING - FUNDOS DE INVESTIMENTO
Download PDF
Escala Nacional de Longo Prazo
Em suas classificações de risco de crédito, a Austin Rating utiliza uma escala nacional, identificada pelo prefixo “br”, cujas notas são indicativas do risco comparativamente a outros emissores domésticos. Desse modo, cabe alertar que os ratings nacionais emitidos pela agência não podem ser comparados com classificações de outros países. No caso do Rating de Fundos de Investimento, as letras indicam opiniões atualizadas sobre os riscos específicos do fundo de investimento em análise, de acordo com o quadro apresentado abaixo.
brAAA O fundo apresenta excelente qualidade. O gestor adota excelentes processos e políticas de risco e de investimento, os controles internos são excelentes. Os ativos do fundo são de excelente qualidade. O risco é quase nulo.
brAA O fundo apresenta ótima qualidade. O gestor adota ótimos processos e políticas de risco e de investimento, os controles internos são bons. Os ativos do fundo são de ótima qualidade. O risco é irrisório.
brA O fundo apresenta boa qualidade. O gestor adota bons processos e políticas de risco e de investimento, os controles internos são bons. Os ativos do fundo são de boa qualidade. O risco é muito baixo.
brBBB O fundo apresenta qualidade satisfatória. O gestor adota bons processos e políticas de risco e de investimento, os controles internos são razoáveis. Os ativos do fundo são qualidade satisfatória. O risco é baixo
brBB O fundo apresenta razoável qualidade. O gestor adota razoáveis processos e políticas de risco e de investimento, os controles internos são condizentes com o setor. Os ativos do fundo são de qualidade razoável. O risco é médio.
brB O fundo apresenta qualidade abaixo da média. O gestor este incrementando processos e políticas de risco e de investimento, os controles internos são insatisfatórios. Os ativos do fundo são de baixa qualidade. O risco é quase nulo. O risco é médio.
brCCC O fundo apresenta baixa qualidade. O gestor adota deficientes processos e políticas de risco e de investimento, os controles internos não são adequados. Os ativos do fundo são de baixa qualidade. O risco é alto.
brCC O fundo apresenta péssima qualidade. O gestor não adota processos e políticas de risco e de investimento, os controles internos são péssimos. Os ativos do fundo são de baixíssima qualidade. O risco é muito alto.
brC O fundo apresenta falta de liquidez. O gestor não adota processos e políticas de risco e de investimento, inexistência de controles internos. Os ativos do fundo são de péssima qualidade. O risco é altíssimo.
Sinais (+) mais e (-) menos são utilizados para identificar uma melhor ou pior posição dentro de uma mesma escala de rating.